danistation
(usa Fedora)
Enviado em 08/11/2011 - 13:18h
Sobre o problema de linux não reconhecer as partições do windows:
Testei duas coisas:
passo 01 - na bios desativar (shift+1) a opção INTERNAL SHELL e WINDOWS BOOT MANAGER
passo 02 - instalar o windows 7 64-bit. Durante a criação de partições, o windows acabava criando automanticamente 2 partições: a primeira é aquela velha conhecida, uma de 100 MB onde ele coloca sei lá o que.. A novidade é a segunda partição que ele chama de MSR, de 128MB... acredio que é onde ele coloca os arquivos para o boot EFI... (Cria a entrada Windows Boot Manager na bios que aponta para esta partição.). Esta partição seria responsável por indicar/ler as entradas GPT e apontar para a3ª partição (a maior) onde de fato os arquivos seriam instalados.
passo 03 - de alguma forma (não me lembro como), apaguei essa partição nova (MSR de 128 MB) e a instalação prosseguiu apenas com duas partições (as velhas conhecidas) uma de 100MB e a outra para os arquivos de instalação...
Por estes passos, ao tentar instalar o linux, realmente, o GPARTED acusava que o disco estava no formato GPT e não reconhecia nada do que o windows tinha feito, embora estivesse funcionando.
tentei em seguida apagar tudo e preparar as parições usando o GPARTED. O windows até reconheceu as divisões, mas disse que não poderia ser instalado porque a partição escolhida estava no formato GPT.
A terceira tentativa foi: instalar o windows 7 64-bit permitindo as opções automáticas de particionamento. Ele voltou a criar a partição já conhecida de 100MB, criou a novidade de 128MB (MSR) e claro, a maior para o sistema de arquivos. Dessa forma, automaticamente, ele voltou a criar na Bios, na tela de boot, a entrada para o 'disco' Windows Boot Manager, ativo e como sendo a primeira opção!!! Apenas modifiquei a ordem de deixei que o DVD fosse lido primeiro.
Baixei o Ubuntu-11.10-64bits e prossegui com a instalação normal, apenas aceitando tudo e, claro, na hora de particionar o HD, usei o metodo manual e instalei o ubuntu na sua partição, criei a de swap, enfim, o que estamos acostumados... Para minha surpresa, ao término disso, o ubuntu também criou na bios, na tela de BOOT uma entrada chamada 'ubuntu' e deixou ela como numero 1 na lista. O linux foi instalado e agora está assim:
1 - Não consigo ver as opções do grub para optar por rescue mode ou memory test...
2 - o Grub não identificou a partição do windows, mas também não apagou nada dele..
3 - na minha bios, na tela de boot, agora tenho as opções de inicialização:
01. ATAPI CD: Slimtype DVD
02. ubuntu
03. ATA HDD0: Hitachi HTS545050B9A300
04. USB HDD
05. USB CD
06. USB FDD
07. Windows Boot Manager
!08. Internal Shell (inativo com o comando shift+1)
!09. PCI LAN (inativo com o comando shift+1)
Ou seja, o ubuntu 64-bit criou também dentro pasta /boot uma nova pasta chamada efi (/boot/efi). Certamente a entrada da BIOS aponta para essa pasta que já carrega algumas coisas que ainda não sei bem o que é. Não consigo ver o menu do grub porque ele aparentemente está sendo carregado antes mesmo de qq informação da placa de vídeo.
O teste final.. durante a inicialização da BIOS, temos aquela opção da tecla F10 para escolhermos a unidade de boot (CD ou HDD ou FLoppy).. A novidade: As entradas 'ubuntu' e 'Windows Boot Manager' aparecem lá!!!!
Então, atualmente, meu dual boot é feito APENAS se eu apertar a tecla F10 durante o boot e escolher o 'disco' que quero iniciar... ou o Windows ou o Ubuntu.. Ambos estão funcionando OK assim...
POREM, não é dessa forma que gostaria que funcionasse.. queria ainda que o GRUB tomasse conta de tudo...
Ou seja, meu amigo... Nossos notezinhos CCE já estão preparados para sistemas EFI+GPT e nós estamos tomando porrada!!!! Temos que solicitaar ajuda da comunidade porque pelo visto, a intel vai acabar fazendo disto um padrão e logo logo servidores e desktops estarão trabalhando assim...
Ainda vou fazer novas tentativas (isso mesmo, novas formatações e reinstalações). Vou procurar utilizar apenas sistemas 64-bit.. tanto windows como linux.. e tentar dominar melhor esse conjunto...
Vamos continuar trocando experiências e torcer para que os colegas do VOL possam nos ajudar nessa empreitada!!
Posto novidade assim que possível!